A Nasa confirmou que, entre os dias 23 e 25 de maio, um dos segmentos de espelho do telescópio espacial James Webb sofreu o impacto de um micrometeorito. Mas a agência espacial dos Estados Unidos ressaltou que o equipamento segue superando os requerimentos de missão.
+Compre uma passagem e conheça dois (ou mais) lugares. Veja 5 vantagens do stopover!
+ Primeiras imagens do James Webb serão reveladas no dia 12 de julho
+ Airbus irá enviar à ISS 1ª máquina para produção de satélites no espaço
+ Nasa seleciona empresas que vão fazer novos trajes espaciais
No projeto do equipamento, desenvolvido em parceria com as agências espaciais do Canadá e Europa, a Nasa destaca que já estavam previstos esses eventos. Os sistemas do telescópio são capazes de ajustas os espelhos para compensar os efeitos de eventuais impactos.
In late May, Webb sustained a dust-sized micrometeroid impact to a primary mirror segment. Not to worry: Webb is still performing at a level that exceeds all mission requirements. Our first images will #UnfoldTheUniverse on July 12: https://t.co/9jp0uq7ytS pic.twitter.com/VKkSp16yrg
— NASA Webb Telescope (@NASAWebb) June 8, 2022
Em casos mais extremos, os técnicos podem inclusive ordenar manobras para proteger os equipamentos óticos dessas partículas espaciais. De qualquer maneira, o evento espacial não alterou o cronograma de divulgação das primeiras imagens do James Webb, programado para o dia 12 de julho.